O Natal chega...

Merry Christmas

Merry Christmas

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Síndrome é uma das causas da mortalidade infantil

A síndrome de criança abanada é uma das grandes causas da mortalidade infantil por maus-tratos. Mas aparecem no hospital situações que os pais dizem ser involuntárias, quando estão desesperados com a criança engasgada ou com falta de ar. Os danos no cérebro provocados pelos abanões podem ser irreversíveis.
Chegam ao hospital com convulsões, marcas negras, ou em letargia. Foram abanadas pelos pais, aflitos com uma situação inesperada que não conseguem controlar ou foram abanados por ciúme, ou raiva, vítimas de maus-tratos.
Em Portugal, a síndrome de criança abanada é uma das duas principais causas de morte associada a maus-tratos físicos em crianças até aos três anos. Num terço dos casos a criança morre, em dois terços fica com sequelas neurológicas graves irreversíveis como paralisia cerebral ou dificuldades motoras, auditivas ou visuais.
São os exames cerebrais que mostram a existência de síndrome de criança abanada. O desafio dos médicos consiste em perceber se o comportamento dos pais foi ou não intencional. As crianças podem ser tiradas aos pais durante o período de avaliação judicial. Normalmente os casos repetem-se em crianças que choram muito, mas os abanões involuntários também podem ser perigosos.
Com os filhos engasgados ou com falta de ar os pais perdem o controlo. Os médicos pedem um grande esforço para evitar comportamentos desadequados. Pedem aos pais a calma muitas vezes impossível.

Fonte: TVI

Um comentário:

Sofia,Pedro e Joana disse...

Olá mamã, nem me fales nestas noticias, fico horrorizada...
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana